O fio de cabelo é constituído de água, lipídeos (óleos), pigmentos, vitaminas, minerais e, na sua maior parte, de uma proteína fibrosa chamada de queratina, que é composta por uma variedade de combinações de moléculas do aminoácido cisteína.
ESTRUTURA QUÍMICA DO FIO
Cada fio possui três camadas principais:
Cutícula
É a camada de escamas externa do fio composta por células de proteínas de queratina que se sobrepõem uma na outra formando uma barreira protetora contra as agressões externas. Quando as escamas estão bem fechadas, retém as moléculas de água e de proteína no interior do cabelo mantendo-o maleável, forte e com brilho.
O cabelo fica poroso e seco quando as cutículas encontram-se abertas pois perde a capacidade do fio absorver umidade.
O cabelo fica poroso e seco quando as cutículas encontram-se abertas pois perde a capacidade do fio absorver umidade.
Córtex
Camada intermediária que compõe a maior parte da massa do fio do cabelo. É constituído por fibras de proteína e grânulos de pigmentos (melanina). Fornece a elasticidade, força e determina a cor do cabelo.
Quando as células escamosas da cutícula estão danificadas, o córtex fica exposto aos agentes agressores que entram no interior do fio e o cabelo torna-se fraco, seco, sem brilho, difícil de pentear, com pontas espigadas e sem volume.
Medula
É a camada central do fio.
Sebo (secreção sebácea)
Substância oleosa (lipídio) secretada pelos folículos capilares através da glândula sebácea. Envolve a cutícula lubrificando-a e fornecendo brilho, maciez e maleabilidade ao cabelo.
A taxa de produção de oleosidade na raiz do cabelo e a sua distribuição pelo fio caracterizam o cabelo em normal, seco ou oleoso.
O cabelo liso é macio e brilhoso, pois a oleosidade desce com facilidade até as pontas, diferente dos cabelos cacheados e crespos, cuja curvatura dificulta a lubrificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quero saber sua opinião. Comenta aí vai :-)